30/07/2021

Programa Vida que Prospera, da Unicred Integração, oferece curso gratuito de educação financeira para professores

Em mais uma ação do programa social Vida Que Prospera, a Unicred Integração anuncia um novo curso de formação em educação financeira para professores atuantes na educação infantil. As aulas, que serão gratuitas e realizadas em formato EAD, serão divididas em quatro módulos, finalizando com uma live interativa com as coordenadoras do programa, Márcia Tolotti e Fabrícia Finco.

De acordo com a Unicred Integração, o público-alvo do curso são professores de escolas de Educação Infantil de Caxias do Sul. A proposta foi apresentada para o Sinpré, Sindicato Patronal das Escolas de Educação Infantil de Caxias do Sul, e terá em sua primeira turma diretores, professores e funcionários das 6 escolas que compõem sua diretoria. O objetivo do curso, segundo Bruna Volpato, presidente do Sinpré, é oferecer aos participantes informações e conteúdos sobre a importância do controle financeiro, tanto em âmbito particular quanto coletivo, e também demonstrar algumas formas de introduzir esse assunto dentro da sala de aula para os pequenos.
 
Fabrícia Finco, coordenadora do Vida que Prospera, afirma que o programa prevê ações de educação financeira para crianças no ambiente escolar. Porém, em virtude do fechamento das escolas pela pandemia no ano de 2020, a cooperativa ficou impossibilitada de levar conteúdos presencialmente nas escolas. 
 
“Sabendo que as discussões sobre desemprego e preocupações com finanças e orçamento familiar se tornaram mais frequentes durante este período, o Vida que Prospera decidiu criar uma Formação para Professores na modalidade EAD. A ideia é que esses profissionais, ao entenderem melhor sua relação com o dinheiro e terem mais contato com o tema, estejam mais habilitados para desenvolver conteúdos sobre economia e educação financeira durante sua prática pedagógica”, explica.
 
De acordo com o Sinpré, esse tipo de educação é essencial dentro do ambiente escolar, tanto para funcionários e professores quanto para as crianças. “Esse é um dos objetivos: trazer estratégias para que se possa trabalhar também com os pequenos. Além de trazer conteúdos que possam ser aplicados em nosso dia a dia. Também é a chance de fazer uma reflexão sobre a pandemia, sobre tudo o que aconteceu nestes dois anos, e o quanto as questões financeiras impactam em nossos dias e nossas relações”, afirma Bruna Volpato, presidente do Sinpré.
 
Depois dessa primeira experiência, e com o depoimento dos participantes, a ideia é oferecer a todas as escolas conveniadas ao sindicato a chance de fazer parte do curso de formação. Ao todo, são 80 escolas parceiras do Sinpré em Caxias do Sul e região.
 
Inscrições abertas
A primeira turma do curso de formação em educação financeira do programa Vida Que Prospera inicia em 2 de agosto, com uma aula por semana. As inscrições para a segunda turma estão abertas, e podem ser feitas através do e-mail contato@vidaqueprospera.com.br.
 
Posteriormente, o objetivo também é oferecer oficinas para professores, com materiais que possam ser trabalhados com crianças. Lives e interações voltadas para pais de alunos também estão nos planos futuros.
 
“Nossa intenção é ampliar o programa para escolas de ensino médio e instituições de ensino superior. Além disso, estamos criando muito conteúdo gratuito em nosso site, e ações bacanas nas redes sociais do Vida que Prospera”, ressalta Márcia Tolotti.
 
A iniciativa deve se tornar contínua, sendo replicada no futuro. Neste primeiro momento, as aulas ocorrerão de forma 100% online. Além de ser uma formação gratuita, a oportunidade também conta com recebimento de certificado ao final do curso.