Realizada entre os dias 13 a 28 de outubro, a ação percorreu as cidades de Caxias do Sul, Vacaria, Lagoa Vermelha, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Pelotas, na busca por livros infantis que serão entregues a entidades de assistência social.
A campanha engajou a comunidade, seja pelo incentivo da doação ou pelo encanto da Bel, abelha mascote do Vida que Prospera. O objetivo da ação foi mostrar que todos podemos ser responsáveis pela formação de heróis da vida real, através da doação de livros para crianças, promovendo a busca ao conhecimento e transformando os pequenos e seus talentos em profissões que farão a diferença na vida de outras pessoas. Para a estudante Isabela Borges Pinto, de 16 anos, a campanha vai dar oportunidades para as crianças. “Desde pequena gosto muito de ler. Quando fiquei sabendo da campanha, prontamente organizei as doações. A leitura foi fundamental para o meu desenvolvimento e quero poder repassar essa possibilidade para que outras crianças também a tenham”, explica a jovem, que contribuiu com cerca de 30 livros em Caxias do Sul.
Este foi o segundo ano que o Vida que Prospera percorreu o estado com a campanha de doações de livros. Na primeira edição, realizada em 2020, foram mais de 3000 livros e materiais escolares arrecadados. Já em 2021, muitas famílias aguardavam a passagem do ônibus com a presença da mascote Bel, permitindo que a campanha crescesse consideravelmente e arrecadasse mais de 11 mil livros. “Levamos a Bel, nossa mascote, como referência de conhecimento. Assim, por meio da doação dos livros que a campanha se propõe, as crianças poderão ter um futuro de conhecimento, formação profissional e liberdade econômica”, explica a vice-presidente da Unicred Integração, Deize de Zorzi Piccoli.
Todos os livros arrecadados serão destinados a crianças de entidades e assistências sociais em cada cidade contemplada.