Ações com a Comunidade

Ação de Agradecimento no Dia Mundial da Saúde

Unicred Integração e Vida que Prospera homenageiam mais de 20 mil profissionais de saúde

Ação entregará um pão de mel e uma mensagem de apoio em todos os hospitais das cidades em que a Unicred está presente
 

                No próximo dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Em um momento em que saúde nunca foi tão importante para a sociedade, a Unicred Integração resolveu celebrar de uma maneira diferente. Neste dia, o programa Vida que Prospera, criado pela cooperativa, vai realizar uma ação envolvendo os profissionais da saúde de todo o país. Para isso, em todos os hospitais das cidades em que a Unicred Integração está presente serão entregues um pão de mel e uma mensagem de agradecimento para cada uma das pessoas integrantes do corpo hospitalar. Ao todo, a ação atingirá mais de 20 mil médicos, enfermeiras, secretárias, atendentes, profissionais de limpeza e demais profissionais que se doam para cuidar e acolher pacientes durante este momento de pandemia.

                O Dia Mundial da Saúde foi criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, e desde então é a data escolhida para refletirmos sobre a importância desse setor e desses profissionais para a comunidade. E neste momento, em que o país atravessa um de seus momentos mais difíceis em relação à saúde pública, esse reconhecimento é ainda mais importante.

                Para Gustavo Saltiél, diretor da Unicred Integração e autor da ideia, o objetivo é, mais do que uma lembrança, proporcionar um gesto de carinho e de conforto para todas as pessoas que estão lutando na linha de frente contra a Covid-19. “Sabemos o quão tenso e difícil está sendo esse momento, mas também queremos que esses profissionais saibam o quanto somos agradecidos, do quanto admiramos a doação de cada um. Pensamos muito em que tipo de movimento fazer, e decidimos dar carinho para essas pessoas que respeitamos e admiramos”, afirma.

                De acordo com Márcia Tolotti, uma das consultoras do Vida que Prospera, o pão de mel foi escolhido como um símbolo para o momento, que requer doçura, mas também muito trabalho e união dessas equipes. “O pão de mel faz referência também a mascote do Programa Vida que Prospera, que é uma abelha. A simbologia traz à tona valores como cooperação, trabalho em equipe e produção de um alimento nutritivo, saboroso e muito importante para o ser humano”, explica.

 

Ação contempla profissionais de diferentes áreas da saúde

 

                Ao todo, serão mais de 20 hospitais participando da ação, espalhados nas regiões Sul e Nordeste do Rio Grande do Sul, além da sede localizadas em Fortaleza. Segundo a vice-presidente da Unicred Integração, Dra. Deize de Zorzi Piccoli, o ponto mais importante desse movimento é o reconhecimento de todos os profissionais envolvidos nestes hospitais, não apenas os que estão na linha de frente, mas também as milhares de pessoas que dão algum tipo de assistência dentro dessas instituições de saúde e permitem, com seu trabalho, que mais vidas sejam salvas. “A dedicação necessária em uma pandemia como essa é tão grande, que é difícil pensar em como retribuir. Todas as pessoas que estão dentro dos hospitais neste momento merecem reconhecimento. Nessa situação, não importa quão difícil seja, a missão (dos profissionais de saúde) é ajudar quem procura. É preciso corresponder ao que as pessoas que estão naquela situação difícil esperam de você. Às vezes é um carinho, uma palavra, um gesto de atenção, algo que vai além da cura. E as pessoas que se dispõem a correr riscos para oferecer isso às pessoas merecem todo o reconhecimento”, afirma.

                Em 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19, a vida e rotina de profissionais da saúde de todo o mundo foi bruscamente afetada. No Brasil, segundo levantamento realizado pela Fiocruz, 95% dos profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à doença afirmam terem sofrido impactos na sua própria saúde. Destes, quase 50% admitiram excesso de trabalho, com jornadas extensas. Além disso, 14% dos entrevistados que atuam na linha de frente afirmaram estar no limite de exaustão.

                Neste cenário, a cooperativa entende a necessidade de não apenas prestar solidariedade a estes profissionais, mas também, a partir de pequenos gestos no dia a dia, demonstrar gratidão pela batalha que eles travam, todos os dias, em busca de oferecer melhores condições de cura e cuidado para os brasileiros.

                De acordo com o Dr. Antônio César de Oliveira Cé, presidente da Unicred Integração, o objetivo da cooperativa é levar afeto, gratidão e carinho a esses milhares de heróis e heroínas da vida real. “Esta ação reflete o compromisso que temos com um dos princípios do cooperativismo, o compromisso com a comunidade. Por isso, queremos reconhecer o trabalho dos que estão na linha de frente neste momento tão crítico que estamos vivendo. É um gesto pequeno de reconhecimento, mas destinado para grandes pessoas”, conclui.

 

Este conteúdo foi útil para você?
Sim
Não
Obrigado pela resposta.

Conteúdos relacionados